sábado, 26 de janeiro de 2019

Clube da Luta 2 – Chuck Palahniuk


Tyler Durden vive! E cá para nós, não teria graça um segundo livro se fosse diferente. Dito isso, já vou explicar que diferente do que costumo fazer, essa resenha terá apenas minhas impressões sobre o livro, sem o resumo da historia. Isso porque em questão de trama, a historia é bem curta e seria difícil fazer um resumo sem dar spoiler.

Antes de iniciar realmente, preciso voltar até o momento em que li Cube da Luta. Amei o livro! Achei a escrita de Chuck incrível e o universo criado me ganhou completamente, no ponto que quando soube da existência do filme eu corri para assistir e já nem lembro mais quantas vezes assisti até hoje. Cube da Luta é daqueles livros que recomendo para todos (e continua sendo assim, mesmo depois de ler o 2) e foi ao indicar ele para uma amiga que soube que o 2 já havia sido lançado. Óbvio que corri para comprar, porém somente agora consegui parar para ler.
Como citado antes, a historia é curta e não levei nem 1 hora para ler o livro que possui 278 páginas. Os desenhos são ótimos e ajudam bastante a compreensão de todo o caos e tensão que permeiam as cenas.

Clube da Luta 2 se passa 9 anos depois da historia do primeiro livro, Marla e Sebastian se casaram e tiveram um filho. O relacionamento é uma droga e Sebastian se tornou o pai ausente que nunca quis ser e é no auge de todo esse desespero emocional que Tyler surge novamente e vira a vida de Sebastian de cabeça para baixo.

Ao contrário do primeiro livro, o segundo é no formato de quadrinho e se isso foi ótimo para a visualização das cenas, foi ruim para o desenvolvimento da historia. Antes de me atirarem pedra entendam que eu gosto de quadrinhos e fiquei feliz quando soube que seria nesse formato, só que não funcionou. No primeiro livro Chuck nos presenteia com uma escrita fantástica, acelerada e conturbada, porém de modo que conseguimos entender o que está acontecendo, conseguimos sentir a tensão de cada momento, a revolta.. Já no segundo volume não há isso.
Entendo que o autor quis nos mostrar o quão grande eram os planos de Tyler e o quão megalomaníaco ele realmente era, contudo achei alguns acontecimentos forçados demais e sinceramente, fiquei muito decepcionada com a mudança de Tyler. Que o Senhor Durden era louco nós já sabíamos, mas havia um propósito, havia uma revolta compreensível por como a sociedade e suas exigências podem nos sufocar, sufocar nossos sonhos e nos tornar consumidores compulsivos... Era contagiante! No livro dois Tyler Durden é apenas um lunático querendo ser o Rei do Mundo.
Chuck em alguns pontos ainda usou da quebra da quarta barreira, quando autor e personagem conversam ( como acorre em alguns filmes em que o personagem discorda, conversa e etc com o narrador. Ex: George o Rei da Floresta), o que pode ser muito divertido, mas que em Clube da Luta 2 ficou confuso em diversos momentos.
Não diria que não gostei do livro, mas preciso pontuar que o primeiro é muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário